domingo, 8 de setembro de 2013

Historia dos Vídeogames

Olá Hoje irei falar um pouco sobre a origem do videogame  irei mostrar onde teve os primeiros projetos de vídeo game.

[CaptureCropped[1].jpg]    
Tudo começou, nos quarteis generais durante a guerra,já dentro dos quartéis, alguns militares aproveitavam o tempo ocioso para se divertir e fazer alguma coisa nos computadores que só eles tinham. Surgiram alguns jogos, é verdade, mas eles eram analógicos e não podiam ser caracterizados como vídeo games porque ou não tinham gráficos, ou os que tinham não eram exibidos em um monitor, mas em um display vetorial.

Tela do EDSAC que Alexander Douglas demonstrou OXO
Somente em 1952 foi que surgiu o primeiro vídeo game, do jeito que deve ser – gráficos digitais exibidos em um monitor de tubo de raios catódicos. OXO, Noughts and Crosses (1º vídeo game)  foi desenvolvido por Alexander S. Douglas como parte da sua tese de doutorado “Interação Homem-Computador”. O jogo na realidade trata-se nada mais nada menos do que o famoso “Jogo da Velha”, só que jogado em um computador com um controle de telefone analógico (é, eu não sei como isso funcionava).

Tennis for Two

Em 1958 com a apresentação de Tennis for Two no laboratório Brookhaven National. À época (tempos de Guerra Fria), era comum os laboratórios abrirem suas portas em eventos conhecidos por “Dia Anual dos Visitantes” para visitação às suas instalações. A ideia era mostrar ao público tudo o que se estava pesquisando e desenvolvendo nuclearmente… mas raios, quem se interessaria por isso?! Percebendo que esses ‘passeios’ ao laboratório poderiam ser muito mais interessantes, o físico William Higinbotham pensou como gente normal e decidiu que bolaria algo para entreter o público de verdade.
Tennis for Two - Tela do osciloscópio que rodava o jogo      Assim nasceu Tennis for Two que acabou se tornando a principal atração do laboratório – ora, quem lá quer saber de fissura de átomos, bombas de hidrogênio ou enfim… vídeo games são melhores e a população percebeu isso. Filas enormes com centenas de pessoas se formaram naquele feliz 18 de outubro de 1958.
Tennis for Two - Tela do ociloscópio que rodava o jogo      

Tennis for Two - controles usados à época
Na tela do ociloscópio uma bolinha (que na verdade era uma luz verde) ia de um lado para o outro passando por cima de uma rede (que era uma luz verde fixa) simulando uma partida de tênis vista de lado. Para rebater a bolinha, os jogadores tinham 

que apertar um botão e girar um outro para definir o ângulo em que a bolinha seria rebatida.


     Mesmo com todo o sucesso do seu joguinho, o jovem Willy não patenteou sua ideia por acreditar que ela não valia nada – era apenas mais uma dessas brincadeiras de laboratório que qualquer um poderia fazer, assim ele pensava. No fim das contas PONG copiou a ideia de Tennis for Two e Willy morreu em 1995 sem nunca sequer ter embolsado um centavo por sua ideia pioneira.


















Spacewar!

OXO e Tennis for Two foram muito importantes para a história dos vídeo games –OXO foi o primeiro com interface gráfica e Tennis for Two o primeiro a apresentar animação. Contudo nenhum dos dois conseguiu se libertar dos locais aonde foram criados, o que impediu sua popularização.
Spacewar! - galerinha testando o game
Em 1962, após 200 horas de trabalho,Steve Russell, Martin Graetz e Wayne Witaenem, três estudantes do MIT, finalizaram o primeiro jogo do recém-adquirido minicomputador Dec PDP-1 –Spacewar!. O mais interessante é que os três não tinham acesso ao computador e desenvolveram o jogo apenas com a documentação das funções de rotina da máquina em mãos.
Spacewar - tela do jogo.
Spacewar! era bem simples. Na tela, um breu danado que era quebrado pela cor branca das duas naves que atiravam uma na outra e de uma estrelinha que ficava no meio da tela. Cada uma das naves era controlada por um jogador e sofriam com a força gravitacional da estrelinha. Cada uma tinha uma quantidade limitada de tiros e de combustível para tentar detonar a outra. O detalhe é que os tiros não eram influenciados pela gravidade por causa da baixíssima capacidade de processamento do DEC PDP-1.

Spacewar! - depois do lanche e do cafezinho, uma jogadinha de leve.
Assim como Tennis for TwoSpacewar!foi desenvolvido apenas para demonstrar as capacidades do computador, mas acabou se tornando um “pop-star” das redondezas e logo os pesquisadores do MIT, entre um cafezinho e outro, estavam lá no laboratório do fictício “Hingham Institute” (como os 3 nerds, ops… estudantes chamaram seu cafofo) jogando uma partidinha de Spacewar!

Spacewar! fez tanto sucesso que a DEC começou a distribuir seus computadores com o jogo instalado de fábrica – daí a importância de Spacewar! para a indústria dos vídeo games: ele foi o primeiro vídeo game a sair das masmorras e ganhar o mundo, ainda que discretamente.


 




Bom galera, por enquanto isso e tudo, logo logo estarei fazendo a continuação.

                                                                                        Carlos Eduardo, Maurício, Adaílton, Julia e Sheron.









4 comentários: